“Obrigada à CAPITI por proporcionar aos meus filhos a oportunidade de se desenvolverem como todas as crianças. Vocês fazem a diferença na nossa vida.”

Mãe do Miguel e do Mateus

O QUE FAZEMOS?

As crianças e jovens pertencentes a famílias carenciadas muito dificilmente terão acesso ao tratamento necessário já que os apoios do Serviço Nacional de Saúde e do Ministério da Educação não cobrem as necessidades, e estas famílias não têm condições para pagar tratamentos em clínicas privadas.

A CAPITI acredita que uma atuação precoce e adequada contribui para um desenvolvimento mais saudável da criança, combatendo o insucesso escolar e, permitindo, mais tarde, uma melhor integração no mercado de trabalho e na sociedade.

A CAPITI disponibiliza a estas famílias serviços para a identificação precoce e acesso a intervenção e diagnóstico ao longo da infância e adolescência através de um acompanhamento regular com consultas na área do neurodesenvolvimento.

A não resolução dos problemas do neurodesenvolvimento nas crianças e jovens impede o saudável crescimento da criança, afeta o equilíbrio familiar e dificulta, mais tarde, a sua integração na sociedade.

SAÚDE

A CAPITI constituiu uma rede coesa de clínicas que asseguram a intervenção das crianças e jovens através de consultas médicas e terapêuticas, nos vários pontos do país.

Conheça aqui a nossa rede de clínicas.

 

Estas clínicas reúnem equipas experientes e multidisciplinares que garantem um acompanhamento de excelência às famílias em apoio.

A CAPITI assegura, assim, o acesso aos tratamentos clínicos na área do neurodesenvolvimento infantil e acompanha o processo de intervenção:

  1. Identificação precoce e acesso a intervenção e diagnóstico ao longo da infância e adolescência;
  2. Acompanhamento regular com consultas na área de desenvolvimento infantil;
  3. Avaliações periódicas.

A ENTRAJUDA, parceira da CAPITI desde o início da atividade, referencia instituições para o encaminhamento de crianças e jovens que necessitam de apoio. Normalmente estes casos são graves e urgentes, pois são situações em que as Instituições não têm condições para garantir os acompanhamentos, apesar dos apoios públicos que recebem.

Se precisa de apoio preencha as candidaturas disponíveis aqui, para famílias ou instituições. Se preferir fale connosco.

FAMÍLIA

A CAPITI procura ir mais além do apoio às crianças e jovens ao nível médico e terapêutico, através das clínicas parceiras, e tem procurado dar resposta às necessidades contínuas das famílias que acompanha.

Para isso, a CAPITI identifica as respostas públicas existentes fazendo o encaminhamento de algumas famílias para apoios específicos, tais como:

 

– Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância

– Subsídio de Educação Especial

– Subsídio de Assistência à terceira pessoa

– Subsídio de Assistência a filhos com deficiência ou doença crónica

 

Devido à complexidade e grau de exigência dos processos de candidatura para estes pedidos de apoio, a CAPITI apoia as famílias na submissão dos pedidos, caso cumpram os requisitos exigidos.

Se precisa desta ajuda, fale connosco!

[in]FORMAÇÃO

A CAPITI organiza ações de sensibilização e crescimento,  através da rede de técnicos especializados do PIN, sobre temáticas várias, tais como:

Adultos

  • Burnout
  • Depressão/Ansiedade
  • Gestão familiar: Teletrabalho/Homeschooling

Crianças

  • Luto
  • Dependências da Internet
  • A adolescência em tempos de isolamento social

 

Estas ações são organizadas para empresas e escolas e o valor pago é encaminhado para o apadrinhamento de crianças e jovens com perturbações do neurodesenvolvimento.

Para mais informações, agradecemos que envie um e-mail para geral@capiti.pt.

O NOSSO IMPACTO

Desde o início da atividade (set 2017):

  • 304 candidaturas avaliadas;
  • 210 crianças e jovens acompanhados;
  • 128 crianças e jovens atualmente em acompanhamento.

Foram realizados um total de 8814 atos clínicos, através das clínicas parceiras:

  • 236 consultas médicas​;
  • 82 avaliações​;
  • 8496 acompanhamentos regulares​.

 

Conheça alguns casos reais – Testemunhos

 

Carla, mãe da Gabriela – Perturbações do Espectro do Autismo
“A CAPITI ajuda-me no pagamento das terapias que são dispendiosas e durante muito tempo. Sem a CAPITI muitas famílias não iam conseguir ter este tipo de terapias e apoios em centros especializados.”

 

Margarida, mãe do João – Atraso no Desenvolvimento da Linguagem
“Em termos terapêuticos, neste caso de terapia da fala, ainda estamos à espera que nos chamem do Serviço Nacional de Saúde. Sem a ajuda da CAPITI ainda estaria em casa à espera de solução.”

 

Paulo, irmão do Frederico – Défice Cognitivo
“Se não tivesse sido acompanhado o Frederico não falava com ninguém e hoje pode-se dizer que o Frederico é um jovem bastante sociável.”

 

Glória, mãe do Luís Filipe – Perturbação de Oposição e Desafio
“O serviço público não está preparado para crianças com estes problemas. Eu fui à consulta ao Serviço Nacional de Saúde e até fazem o diagnóstico, mas depois não fazem seguimentos de meninos com estes problemas.
É importante que abracem esta causa para que o Filipe e outros meninos tenham um futuro melhor e mais promissor”.

 

Mãe do Mateus e do Miguel, 3 e 1 ano – Perturbação do Espectro do Autismo.

“Obrigada à CAPITI por proporcionar aos meus filhos a oportunidade de se desenvolverem como todas as crianças. Vocês fazem a diferença na nossa vida.”

 

Mãe do Henrique, 3 anos – Perturbação do Espectro do Autismo.

“É outra criança, noite e dia, aquilo que parecia impossível vai-se tornando realidade.”

 

Mãe do Kauã, 13 anos –  Perturbação do Espectro do Autismo e Síndrome de Asperger

“Desde o início que comecei a ver diferenças no meu filho e hoje ele é outra criança. Comunica mais tanto com a família como na escola. A CAPITI foi a melhor coisa que nos aconteceu. Ao Kauã e a mim também para saber como orientar o meu filho.”

Redes Sociais