O mundo do neurodesenvolvimento
“O computador é o de há uns anos atrás. A memória é fraca e a velocidade de processamento também.
Apenas aceita software simples pelo que as exigências de uma sociedade sofisticada os descarta.” *
*Dr. Nuno Lobo Antunes
Patologias
Conheça melhor cada uma das realidades que as patologias do foro do neurodesenvolvimento infantil, abrangem:
“O Cérebro não traduz sons em símbolos, nem símbolos em sons. As crianças são inteligentes, a professora competente e, no entanto, enquanto os outros leem para aprender, estas crianças ainda estão a aprender a ler afastando-se cada vez mais dos seus companheiros.” Dr. Nuno Lobo Antunes
As Dificuldades de Aprendizagem são, atualmente, a realidade de muitas famílias. São caracterizadas como um conjunto de problemas ao nível da aprendizagem que dificultam a forma como a criança/jovem processa a informação. A capacidade de falar, ler, escrever ou soletrar, organizar a informação ou fazer cálculos matemáticos é assim um desafio enorme para estas crianças e para toda a sua família, que lutam diariamente para que os seus filhos vençam a batalha contra a desmotivação, a frustração, a ansiedade, a tristeza (impacto negativo ao nível psicológico) e o fraco desempenho escolar que advém destas Dificuldades de Aprendizagem.
“A “secretária” que cada um tem no cérebro e que escolhe o essencial e descarta o acessório, que planeia o dia, que põe travão aos impulsos… despediu-se!” Dr. Nuno Lobo Antunes
O número de crianças diagnosticadas com Hiperatividade ou Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) aumenta de dia para dia, alertando a sociedade para a necessidade de agir e ajudar estas crianças. A Hiperatividade/ PHDA é uma perturbação do neuro desenvolvimento que se manifesta através do excesso de atividade motora, dificuldades de atenção e impulsividade por parte da criança. Para estas crianças a escola é um desafio ainda maior, a incapacidade em controlar o seu comportamento e organizar as suas rotinas, levam a que estas tenham um mau rendimento escolar e muitas vezes sejam excluídas pelos colegas e pela sociedade. São por isso crianças que, apesar de talvez não conseguirmos perceber, se sentem inseguras, desvalorizadas e com baixa autoestima, nutrindo uma imagem negativa de si própria.
“O computador é o de há uns anos atrás. A memória é fraca e velocidade de processamento também. Apenas aceita software simples pelo que as exigências de uma sociedade sofisticada os descarta.” Dr. Nuno Lobo Antunes
O Défice Cognitivo é uma perturbação do neuro desenvolvimento que afeta as capacidades cognitivas e de linguagem das crianças, diminuindo-as. Estas crianças apresentam dificuldades ao nível da comunicação, da psicomotricidade, da intelectualidade e sociabilidade, o que cria obstáculos à sua adaptação e integração na sociedade. Todos os contextos da criança são afetados: na escola o rendimento escolar é baixo e a exclusão do grupo de pares quase certa, na família o ambiente é de frustração, ansiedade e incapacidade perante um problema que parece não ter fim, e na sociedade… bem, cabe-lhe a si responder, como olha estas crianças? Com estranheza e exclusão, não é verdade?!
“Andar só por entre as gentes. O universo reduzido a um ponto.” Dr. Nuno Lobo Antunes
O Autismo é uma perturbação do neuro desenvolvimento que afeta o desenvolvimento normal da criança em três grandes domínios: social, comportamental e comunicacional. Estas crianças/jovens têm um olhar diferente do mundo que as rodeia, comportam-se, brincam, comunicam e relacionam-se com os outros de forma totalmente diferente do que é habitual, sendo por isso excluídas na escola, na sociedade e muitas vezes nas famílias. Mas será fator de exclusão da sociedade experienciar o mundo de outra forma que não a forma dita “normal”?
“A idade cognitiva está avançada em relação à idade emocional, comunicacional, e às competências exigidas na vida de relação. O mundo não as compreende e elas não compreendem o mundo. Vivem no estrangeiro apesar de habitarem o seu país.” Dr. Nuno Lobo Antunes
O Síndrome do Asperger é uma condição neurológica do espectro do autismo que se manifesta ao longo do desenvolvimento da criança, afetando o seu comportamento e a sua capacidade de comunicar e sociabilizar. As capacidades cognitivas e linguísticas são idênticas às de qualquer criança com um desenvolvimento dito normal, porém são crianças que apresentam dificuldades em manter relacionamentos com os colegas, de interagir em grupo, de compreender regras sociais aparentemente simples, e que expressam uma grande dificuldade em lidar com emoções negativas, como a raiva, a tristeza ou a frustração, sendo por isso olhadas de lado pela sociedade.
“Quando o livro de instruções tem uma gralha, a construção (do cérebro) sofre.” Dr. Nuno Lobo Antunes
As Síndromes Genéticas são causadas por alterações nos cromossomas ou mutações genéticas. As manifestações destas Síndromes podem ser físicas, cognitivas, psicomotoras e/ou comportamentais, o que leva a que estas crianças tenham que, ao longo da sua vida, ser submetidas por parte dos pais e técnicos de saúde a uma maior vigilância, de forma a garantir que estas tenham a intervenção imediata e adequada e assim possam adquirir e manter a sua qualidade de vida.
“Quando o inconsciente perde o rumo.” Dr. Nuno Lobo Antunes
As Perturbações do Sono em idade pediátrica têm aumentado ao longo dos anos, sendo por isso hoje muito frequente as queixas das famílias face à fraca qualidade do sono das crianças. Estas perturbações podem ser causadas por diversos fatores, como a alimentação durante a noite, o stress familiar, o dormir acompanhado, entre outras, e são não só prejudiciais para a criança, pois prejudicam o seu normal desenvolvimento, como também para os pais/família, porquê? Consegue imaginar-se sem dormir durante uma semana porque o/a sua filha não consegue dormir? Pois o resultado disso origina muitas vezes nos pais/familiares indisponibilidade, esgotamento, sensação de impotência e fracasso, podendo até mesmo resultar em situações de violência familiar.
“A mais pesada das drogas leves.” Dr. Nuno Lobo Antunes
As novas tecnologias dominam o nosso dia-a-dia, e chegaram para ficar. Mas nem sempre são usadas da melhor forma, especialmente pelas crianças/jovens. A Dependência da Internet é um uso patológico de um aparelho (computador, tablet ou telemóvel) conectado à internet, e cujo impacto é negativo nos domínios sociais, comportamentais e familiares destas crianças/jovens. O uso da Internet quase de minuto a minuto leva a que as crianças/jovens se isolem da família e dos amigos mais próximos, baixem o seu rendimento escolar e alterem os seus comportamentos, podendo tornar-se mais agressivos, irritados e com menor resistência à frustração. Evitar esta dependência é um trabalho cada vez mais difícil para as famílias e para os técnicos de saúde a quem chegam novos casos todos os dias.