“A nossa vida é um caminho,
quando paramos, não vamos para frente.”
Papa Francisco

COMO PEDIR APOIO À CAPITI?

A CAPITI tem como missão contribuir para um desenvolvimento saudável e mais autónomo de crianças carenciadas com perturbações do desenvolvimento.

 

Se o seu filho(a) ou familiar próximo precise de apoio, envie-nos a candidatura preenchida da forma mais completa possível, reunindo os comprovativos das despesas solicitados. A candidatura deve ser enviada para geral@capiti.pt.

PASSOS SEGUINTES APÓS A CANDIDATURA

 

As IPSS parceiras da CAPITI avaliam a situação económica e social das famílias para que a CAPITI possa atribuir o escalão de apoio mais justo para cada família e encaminhar a criança para um centro clínico na sua área de residência.

 

A atribuição do escalão para apoio é de extrema importância uma vez que o grau de carência muda de família para família, por isso o tipo de apoio a dar a cada família varia conforme os rendimentos e a situação da família.

 

Existem quatro escalões de apoio, calculados a partir da avaliação económica e social de cada família.

 

A CAPITI apoia com 90%, 70%, 50% ou 30% do custo anual do tratamento, apoio possível graças a donativos de empresas e particulares que se mobilizaram para esta causa.

 

Conheça, ainda, o regulamento da CAPITI.

PATOLOGIAS

Conheça melhor cada uma das realidades que as patologias do foro do neuro desenvolvimento infantil, abrangem:

“O Cérebro não traduz sons em símbolos, nem símbolos em sons. As crianças são inteligentes, a professora competente e, no entanto, enquanto os outros leem para aprender, estas crianças ainda estão a aprender a ler afastando-se cada vez mais dos seus companheiros.” Dr. Nuno Lobo Antunes

As Dificuldades de Aprendizagem são, atualmente, a realidade de muitas famílias. São caracterizadas como um conjunto de problemas ao nível da aprendizagem que dificultam a forma como a criança/jovem processa a informação. A capacidade de falar, ler, escrever ou soletrar, organizar a informação ou fazer cálculos matemáticos é assim um desafio enorme para estas crianças e para toda a sua família, que lutam diariamente para que os seus filhos vençam a batalha contra a desmotivação, a frustração, a ansiedade, a tristeza (impacto negativo ao nível psicológico) e o fraco desempenho escolar que advém destas Dificuldades de Aprendizagem.

“A “secretária” que cada um tem no cérebro e que escolhe o essencial e descarta o acessório, que planeia o dia, que põe travão aos impulsos… despediu-se!” Dr. Nuno Lobo Antunes

O número de crianças diagnosticadas com Hiperatividade ou Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) aumenta de dia para dia, alertando a sociedade para a necessidade de agir e ajudar estas crianças. A Hiperatividade/ PHDA é uma perturbação do neuro desenvolvimento que se manifesta através do excesso de atividade motora, dificuldades de atenção e impulsividade por parte da criança. Para estas crianças a escola é um desafio ainda maior, a incapacidade em controlar o seu comportamento e organizar as suas rotinas, levam a que estas tenham um mau rendimento escolar e muitas vezes sejam excluídas pelos colegas e pela sociedade. São por isso crianças que, apesar de talvez não conseguirmos perceber, se sentem inseguras, desvalorizadas e com baixa autoestima, nutrindo uma imagem negativa de si própria.

“O computador é o de há uns anos atrás. A memória é fraca e velocidade de processamento também. Apenas aceita software simples pelo que as exigências de uma sociedade sofisticada os descarta.” Dr. Nuno Lobo Antunes

O Défice Cognitivo é uma perturbação do neuro desenvolvimento que afeta as capacidades cognitivas e de linguagem das crianças, diminuindo-as. Estas crianças apresentam dificuldades ao nível da comunicação, da psicomotricidade, da intelectualidade e sociabilidade, o que cria obstáculos à sua adaptação e integração na sociedade. Todos os contextos da criança são afetados: na escola o rendimento escolar é baixo e a exclusão do grupo de pares quase certa, na família o ambiente é de frustração, ansiedade e incapacidade perante um problema que parece não ter fim, e na sociedade… bem, cabe-lhe a si responder, como olha estas crianças? Com estranheza e exclusão, não é verdade?!

“Andar só por entre as gentes. O universo reduzido a um ponto.” Dr. Nuno Lobo Antunes

O Autismo é uma perturbação do neuro desenvolvimento que afeta o desenvolvimento normal da criança em três grandes domínios: social, comportamental e comunicacional. Estas crianças/jovens têm um olhar diferente do mundo que as rodeia, comportam-se, brincam, comunicam e relacionam-se com os outros de forma totalmente diferente do que é habitual, sendo por isso excluídas na escola, na sociedade e muitas vezes nas famílias. Mas será fator de exclusão da sociedade experienciar o mundo de outra forma que não a forma dita “normal”?

“A idade cognitiva está avançada em relação à idade emocional, comunicacional, e às competências exigidas na vida de relação. O mundo não as compreende e elas não compreendem o mundo. Vivem no estrangeiro apesar de habitarem o seu país.” Dr. Nuno Lobo Antunes

O Síndrome do Asperger é uma condição neurológica do espectro do autismo que se manifesta ao longo do desenvolvimento da criança, afetando o seu comportamento e a sua capacidade de comunicar e sociabilizar. As capacidades cognitivas e linguísticas são idênticas às de qualquer criança com um desenvolvimento dito normal, porém são crianças que apresentam dificuldades em manter relacionamentos com os colegas, de interagir em grupo, de compreender regras sociais aparentemente simples, e que expressam uma grande dificuldade em lidar com emoções negativas, como a raiva, a tristeza ou a frustração, sendo por isso olhadas de lado pela sociedade.

“Quando o livro de instruções tem uma gralha, a construção (do cérebro) sofre.” Dr. Nuno Lobo Antunes

As Síndromes Genéticas são causadas por alterações nos cromossomas ou mutações genéticas. As manifestações destas Síndromes podem ser físicas, cognitivas, psicomotoras e/ou comportamentais, o que leva a que estas crianças tenham que, ao longo da sua vida, ser submetidas por parte dos pais e técnicos de saúde a uma maior vigilância, de forma a garantir que estas tenham a intervenção imediata e adequada e assim possam adquirir e manter a sua qualidade de vida.

“Quando o inconsciente perde o rumo.” Dr. Nuno Lobo Antunes

As Perturbações do Sono em idade pediátrica têm aumentado ao longo dos anos, sendo por isso hoje muito frequente as queixas das famílias face à fraca qualidade do sono das crianças. Estas perturbações podem ser causadas por diversos fatores, como a alimentação durante a noite, o stress familiar, o dormir acompanhado, entre outras, e são não só prejudiciais para a criança, pois prejudicam o seu normal desenvolvimento, como também para os pais/família, porquê? Consegue imaginar-se sem dormir durante uma semana porque o/a sua filha não consegue dormir? Pois o resultado disso origina muitas vezes nos pais/familiares indisponibilidade, esgotamento, sensação de impotência e fracasso, podendo até mesmo resultar em situações de violência familiar.

“A mais pesada das drogas leves.” Dr. Nuno Lobo Antunes

As novas tecnologias dominam o nosso dia-a-dia, e chegaram para ficar. Mas nem sempre são usadas da melhor forma, especialmente pelas crianças/jovens. A Dependência da Internet é um uso patológico de um aparelho (computador, tablet ou telemóvel) conectado à internet, e cujo impacto é negativo nos domínios sociais, comportamentais e familiares destas crianças/jovens. O uso da Internet quase de minuto a minuto leva a que as crianças/jovens se isolem da família e dos amigos mais próximos, baixem o seu rendimento escolar e alterem os seus comportamentos, podendo tornar-se mais agressivos, irritados e com menor resistência à frustração. Evitar esta dependência é um trabalho cada vez mais difícil para as famílias e para os técnicos de saúde a quem chegam novos casos todos os dias.

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